Nova regra reduz prazo para emissão retroativa de NF-e a partir de setembro

A partir de 1º de setembro de 2025, empresas e profissionais da contabilidade precisarão se atentar a uma importante mudança na emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), modelo 55. De acordo com a Nota Técnica 2025.001, publicada no Portal da Nota Fiscal Eletrônica na última quarta-feira (25), o prazo de emissão retroativa da NF-e será reduzido de 30 para apenas 7 dias. Essa alteração impacta diretamente a validação do sistema emissor de NF-e, exigindo maior rigor no cumprimento de prazos. O objetivo da medida é padronizar o processo e fortalecer o controle fiscal sobre a circulação de mercadorias, minimizando riscos de irregularidades e evasão fiscal.

O que muda com a nova regra?

Atualmente, as Unidades da Federação (UFs) possuem certa flexibilidade na emissão retroativa da NF-e, permitindo registros com até 30 dias de atraso. Com a implementação da nova norma, esse prazo será drasticamente reduzido:

  • A partir de 1º de setembro de 2025, a NF-e poderá ser emitida com um atraso máximo de 7 dias.
  • Durante esse período, a nota será autorizada normalmente com o cStat 100 – Autorizado o uso da NF-e.
  • Caso a emissão ocorra entre 8 e 30 dias de atraso, o sistema continuará a autorizar o uso da nota, mas com o cStat 150 – Autorizado o uso da NF-e, autorização fora de prazo, o que pode gerar multas conforme a legislação estadual.
  • NF-e com atraso superior a 30 dias somente será aceita se emitida em contingência, dependendo da autorização da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de cada estado.

Impactos e precauções para empresas e contadores

A mudança exige uma adequação nos processos de faturamento das empresas para garantir que as NF-es sejam emitidas dentro do novo prazo. Para os contadores, torna-se essencial reforçar o controle sobre a emissão de documentos fiscais e orientar seus clientes para evitar penalidades.

Além disso, cada estado poderá estabelecer regras específicas, tornando ainda mais importante o acompanhamento da legislação estadual.

Como evitar problemas com a nova regulação?

A MRC Sistemas pode ajudar sua empresa a se adaptar a essa nova realidade, oferecendo soluções tecnológicas em conformidade no processo de emissão de NF-e. Não corra riscos!

Acesse mrcsistemas.com.br e fale com nossos especialistas!

Compartilhar:

MRC Sistemas

MRC Sistemas, Desenvolvimento Personalizado de Sistemas, Aplicativos e Sites, Sistemas ERP, Sistemas em Porto Ferreira, Porto Ferreira Software, PDV, Controle de Estoque, Sistema Integrado, Sistema de Vendas, Sistemas de Informação, Sistemas para Android, Sistemas para Força de Venda, Emissão de SAT-CFe, SPED, NFe, NFCe, GINFES, Sistemas para Produção (MRP), Controle de PCP, Sistemas de Telemarketing, Sistema para Gestão de Clubes, Controle Biométrico, Sistema para Bares e Restaurantes, Consultoria de Custos e Processos, Android.

Postagens recentes

  • All Post
  • Curiosidades
  • Dicas
  • Gestão
  • Informativos
  • Marketing
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Temos soluções para...

Atacadistas e Distribuidores, Indústria, Serviços, Supermercados, Varejo, Restaurantes, Clubes e Associações, Força de Vendas, Websites, Desenvolvimento de Sistemas Personalizados, Desenvolvimento de Aplicativos para Android, Marketplaces, Certificados Digitais, Registro de Marcas e Patentes, Consultoria Empresarial, Mentoria, Desenvolvimento de Equipes, Coach, Análise de Franqueabilidade, Adequação à LGPD.

Edit Template

© MRC Sistemas 2025. Todos os direitos reservados